Acusação. Tráfico internacional de estupefacientes agravado. Adesão a associação criminosa. Apreensão de cerca de 750,5 Kg. de cocaína. Prisão preventiva. DIAP Secção da Horta/ Comarca dos Açores.

Na sequência da atualidade divulgada no dia da notícia de 04.09.2018, a PGDL informa:

O MP requereu o julgamento em tribunal coletivo de dois arguidos, de nacionalidade estrangeira, pela prática de crimes de tráfico de estupefacientes agravado e de adesão a associação criminosa.

No essencial está indiciado que, os arguidos se dedicavam, de forma organizada e por via marítima, à importação e transporte para a Europa, com passagem por Portugal, de produtos estupefacientes (cocaína), com vista à sua comercialização. No dia 1 de setembro de 2018 os arguidos foram intercetados próximo da ilha do Faial, num veleiro, vindos da Martinica, onde lhes foram apreendidos 750,5 Kg (peso líquido) de cloridrato de cocaína - substância que, pela sua pureza, renderia quantia sempre superior a 126 milhões de euros.

Os arguidos encontram-se em prisão preventiva.

O inquérito foi dirigido pelo Ministério Público do DIAP – Secção da Horta/Comarca dos Açores. O Ministério Público foi coadjuvado pela UNCTE da PJ e pelo MAOC (N) - Centro de Análise e Operações Marítimas (Narcóticos) da União Europeia.