Acusação. Militares da GNR. Ofensa à integridade física qualificada. Resistência e coação. Injúria agravada. Comarca de Lisboa Oeste/Sintra.

O MP requereu o julgamento em Processo Singular, contra oito arguidos, sendo 6 deles Guardas da GNR, um Bombeiro e um civil, pela prática de crimes de injúria agravada, de resistência e coação sobre funcionário e de ofensa à integridade física qualificada.

No essencial está indiciado que no dia 20.06.2015, pelas 19h, no Bairro Novo de Alcoitão, em Alcabideche, os arguidos, militares da GNR, que nesse dia não se encontravam em exercício de funções, foram provocados pelo arguido civil e outros indivíduos não identificados através de expressões ofensivas, tendo sido agredidos. Após as agressões sofridas e a condução dos guardas feridos ao hospital, os militares regressaram ao local, acompanhados do amigo bombeiro, tendo detido o referido civil e o conduziram ao Subdestacamento da GNR de Alcabideche. No interior do posto da GNR os arguidos agrediram o detido, desferindo-lhe um número indeterminado de golpes, com objetos de natureza contundente.

O MP requereu a recolha de ADN aos arguidos.

A investigação foi efetuada sob a direção do MP do DIAP de Cascais da Comarca de Lisboa/Oeste, com a coadjuvação da PJ.